Bagagem de mão: Conheça as novas regras na hora do embarque
A bagagem de mão é o objeto que, geralmente, causa alguns desconfortos para quem não conhece as regras permitidas pelas companhias aéreas na hora de embarcar.
Um das principais dúvidas de quem vai embarcar é sobre o que é permitido levar em uma bagagem de mão, o peso aceito ou mesmo se existe um tamanho apropriado.
E a grande verdade é que você precisa estar atento aos requisitos comentados acima e a alguns outros que você conhecerá neste post.
Depois de conferir essas novas regras, você não correrá o risco de ser surpreendido, negativamente, no momento do seu embarque.
Vamos lá?
BAGAGEM DE MÃO x BAGAGEM DESPACHADA
Pode parecer que não, mas alguns passageiros, principalmente os viajantes de primeira viagem, desconhecem a diferença entre esses dois tipos de bagagem.
E, por não conhecerem, acabam confundindo as regras corretas de cada uma.
Mas, esse não será o seu caso!
Em voos nacionais, a bagagem de mão permite o acesso à aeronave, se a mala estiver pesando, no máximo, 10 kg e medir 115cm, se somadas altura, largura e comprimento!
Por motivos de segurança, as companhias aéreas e a própria ANAC, não permite que o passageiro embarque com quaisquer objetos que coloquem em risco a segurança do voo e dos passageiros.
Como, por exemplo:
- Armas;
- Objetos pontiagudos ou cortantes;
Substâncias químicas, explosivos ou inflamáveis (isqueiros, do tipo maçarico, laquê, desodorantes spray, alvejantes ou materiais com cloro, dentre outros).
Em caso de voos internacionais, as exigências já são um pouco maiores.
São vedados, nesse tipo de voo, quaisquer líquidos, pasta ou gel ACIMA DE 100 ML!
E, ainda assim, caso esse tipo de objeto embarque, eles devem ser levados em material transparente e lacrados.
Líquidos acima de 100 ml não poderão ser levados na bagagem de mão. Eles devem, portanto, serem despachados, mesmo que eles ainda não estejam totalmente cheios.
É a segurança acima de tudo!
P.S.:
Bagagem de mão: aquela que acompanha você no voo.
Bagagem despachada: a bagagem que fica no porão da aeronave. Você só tem acesso a ela, geralmente, ao final da sua viagem, no aeroporto de destino.
02. QUE CUIDADOS TER COM SUA BAGAGEM DE MÃO?
Caso a sua bagagem de mão não respeite as dimensões autorizadas acima, sua mala poderá ser enviada ao porão da aeronave ou, se ainda assim, os compartimentos internos superiores do avião estiverem lotados.
Por isso, dê preferência a malas pequenas.
É importante lembrar que todos os passageiros podem levar, de forma gratuita, uma bagagem de mão de até 10kg e algum item pessoal, tais como:
– uma bolsa;
– um notebook;
– um tablet ou;
– uma sacola com produtos comprados em nas lojas localizadas nas salas de embarque e desembarque.
É importante lembrar que a bolsa que acompanhará sua bagagem de mão, também deve respeitar os limites de tamanho orientados pela ANAC: 45 x 35 x 20 cm (comprimento, altura e largura).
03. Sobre a bagagem despachada
Como foi comentado acima, o passageiro tem o direito de embarcar, gratuitamente, com uma mala que pese, no máximo 10kg e que tenha as devidas dimensões respeitadas.
Porém, se você precisa levar um pouco mais de bagagem, o ideal é que você despache.
Cada bagagem despachada corresponde a um único volume de 23 kg, com as seguintes dimensões: 50 x 28 x 80 cm (comprimento x largura x altura)
Se esse peso for dividido em dois volumes ou mais, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.
Antigamente, o passageiro poderia levar duas malas: uma de 13 kg e outra de 10 kg, porém isso não é mais permitido.
4. O QUE FAZER EM CASO DE EXTRAVIO DE BAGAGEM?
Caso aconteça algum dano na mala, o ideal é você se dirigir ao balcão da companhia aérea, ainda dentro da sala de embarque, para abrir uma notificação, pois, dessa forma, a companhia aérea tomará as devidas providências para reparar o dano.
Em caso de extravio de bagagem, o passageiro deve informar, imediatamente, à empresa aérea.
Após o aviso, a empresa terá até 7 dias para encontrar e devolver a bagagem, em voos domésticos, e até 21 dias em voos internacionais.
Se a bagagem não for restituída nesses prazos, a empresa deve indenizar o passageiro em até 7 dias.
Caso você possua o seguro-viagem, nesse momento, você poderá acioná-lo, visto que ele cobre esse tipo de prejuízo.
P.S.: Vale lembrar que você pode comprar a bagagem antecipada na agência, na hora da emissão, ou até 01 dia antes do embarque.
Caso você opte por comprar a bagagem antes, isso pode lhe fazer economizar bastante. Afinal, deixar para comprar no aeroporto sai um pouco mais caro.
Dúvidas?
Fale conosco clicando aqui!